quarta-feira, 4 de maio de 2011

Planos de Aula

Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente:Lindinalva
Professor Estagiário: Adriana Cícera, Everton Silva, Robson Teles
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: ; Data: / /2011. 
                                                     
PLANO DE AULA 01
 TEMA: O Egito Antigo.

 CONTEÚDOS:
Ø  O Egito Antigo, “Dádiva do Nilo”
Ø  O Egito, um extenso oásis.
Ø  A agricultura egípcia
HABILIDADES:
Ø  Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø  Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø  Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.  
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø  Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø  Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.                              
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed.
Ática.



PLANO DE AULA 02

TEMA: Os períodos históricos do Egito
CONTEÚDOS:
Ø  Período Arcaico (3200 a.C.- 2800 a.C.)
Ø  Antigo Império (2800 a.C.- 2100 a.C.)
Ø  Médio Império (2100 a.C.- 1580 a.C.)
Ø  Novo Império (1580 a.C.- 715 a.C.)
HABILIDADES:
Ø  Apresentar as lutas dos Exércitos egípcios contra os núbios e os beduínos do deserto.
Ø  Mostrar a restauração feita pelos os príncipes do Alto Egito na unidade política do Império onde estabeleceu em Tebas a nova capital.       
Ø  Ressaltar a expulsão dos hicsos e outras numerosas conquistas, onde mais tarde terminou em novas ondas de povos invasores assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e pelos romanos (30 a.C.).
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a importância do papel do exército que lutavam pela posse de matéria primas, e tais como pedra, cobre e ouro.  
Ø  Identificar os fatores que levaram a restauração da unidade política egípcia
Ø  Reconhecer que o Novo Império no Egito, terminou devido as novas agitalões internas e novas ondas de povos invasores
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.



BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

                                                     
PLANO DE AULA 03

 TEMA: Faraó, divindade terrena
CONTEÚDOS:
Ø  A vida do povo egípcio, uma dádiva do faraó.
Ø  A sociedade e o soberano todo-poderoso.
Ø  A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide.
HABILIDADES:
Ø  Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø  Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø  Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.  
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø  Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø  Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.  
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.                   


 
PLANO DE AULA  04

TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Fenícios e Persas
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização Fenícia
Ø  A civilização Persa
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar as civilizações dos povos no Mediterrâneo.
Ø  Caracterizar o modo de vida de cada civilização.
Ø  Identificar no mapa a localização de ambas civilização.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar o Império persa, sua religião e conquista.
Ø  Demonstrar o desenvolvimento do comercio e da navegação dos fenícios e a sua contribuição para o alfabeto.
Ø  Sintetizara forma de governo dos fenícios e dos persas.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.



PLANO DE AULA  05

TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Hebreus
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização hebraica.
Ø  As origens dos hebreus.
Ø  Situação política.
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a trajetória dos hebreus segundo registros bíblicos.
Ø  Caracterizar regras religiosas e morais dos povos hebraicos.
Ø  Identificar a forma do governo político dos hebreus.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a peregrinação do povo hebreu.
Ø  Demonstrarseu modo de vida econômico e religioso.
Ø  Elucidar as principais características do povo hebraico.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITASNETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil,Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

 
PLANO DE AULA  06
TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização

CONTEÚDOS:
Ø  Mesopotâmia: sua localização e os principais rios.
Ø  Os povos da mesopotâmia.
Ø  A religião e a cultura dos sumérios.
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a importância dos rios Tigre e Eufrates na vida dos povos da mesopotâmia.
Ø  Caracterizaros pressupostos religiosos e os mitos dos sumérios.
Ø  Identificar os efeitos da primeira civilização mesopotâmia, como o surgimento das cidades e da escrita.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Identificar no mapa a localização da mesopotâmia e a importância do espaço geográfico na vida da sua população.
Ø  Demonstrar de que forma os aspectos naturais atribuídos a vontade dos deuses.
Ø  Elucidar a formação dos povos que habitavam a mesopotâmia.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITAS NETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.


PLANO DE AULA 07


TEMA:  Os Periodo da Grecia Antiga.


CONTEÚDOS:

   Ø  Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C.
   Ø  Homérico - entre 1.100 e 700 a.C
   Ø  Arcaico - entre 700 e 500 a.


HABILIDADES:
  
   Ø  Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
   Ø  Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.

COMPETÊNCIAS:
   
   Ø  Analisar a importância social e política de cada periodo.
   Ø  Demonstrar o desenvolvimento das civilizações
   Ø  Sintetizar as formas de civilização de cada periodo.

METODOLOGIA:
   
   Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.

RECURSOS DIDATICOS:
   
   Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.


BIBLIOGRAFIA:

Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.

PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.


PLANO DE AULA 08



TEMA:  Os Periodo da Grecia Antiga.

CONTEÚDOS:

  Ø  Clássico - entre 500 e 338 a.C

  Ø  Helenístico - entre 338 e 146 a.C

HABILIDADES:

  Ø  Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
  
  Ø  Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.

COMPETÊNCIAS:

  Ø  Analisar a importância social e política de cada periodo.

  Ø  Demonstrar o desenvolvimento das cidades- estados.

  Ø  Sintetizar as formas de cultura das civilização de cada periodo.

METODOLOGIA:
  
  Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.

RECURSOS DIDATICOS:

  Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.

BIBLIOGRAFIA:

Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.

PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

 

PLANO DE AULA 09

TEMA: Grécia : organização social e política.
CONTEÚDOS:
Ø  A Cidades-Estado
Ø  As formas de Governo
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar as Cidades-Estado da civilização grega.
Ø  Identificar as formas de governo adotadas pelos gregos.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a importância social e política das Cidades-Estado.
Ø  Demonstrar o funcionamento das Cidades-Estado
Ø  Sintetizar as formas de governo que foram utilizadas pelos gregos
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.


PLANO DE AULA 10

TEMA: Grécia : As principais polis (cidades).
CONTEÚDOS:
Ø  Cidade de Atenas.
Ø  Cidade de Esparta.
HABILIDADES:
Ø  Caracterizar o modo de vida dos Atenienses e Espartanos.
Ø  Identificar as formas de governo de cada cidade Atenas e Esparta.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a importância sociopolíticas dessas polis.
Ø  Demonstrar o diferente funcionamento da educação dos Atenienses e Espartanos.
Ø  Sintetizar e fixar as formas de governo de cada uma dessas duas polis.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

Plano de Aula 11
Tema:
            A Religião Grega
Conteúdos:
            A religião como explicação para o mundo: mitologia
            A organização da religião grega: deuses, templos, oráculos.
            Semideuses: os heróis gregos.
Objetivos:
             Apontar como os mitos faziam o mundo mais compreensível para os gregos.
            Apresentar os vários elementos que compunham sua religião e a função de cada um.
            Elucidar a importância dos heróis gregos para a construção da história da Grécia.
Competências:
             Compreender a forma de explicação do mundo para os gregos.
            Reconhecer a religião e seus vários elementos como referência e presença constante em todos os aspectos da vida grega.
            Identificar as bases e referências históricas e culturais dos povos gregos.
Metodologia:
            Aula expositiva, análise de imagens.
Recursos:
             Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.



Plano de Aula 12
Tema:
A Arte na Grécia: arquitetura, escultura, pintura, literatura e teatro.
Conteúdos:
            Os estilos da arquitetura grega
            Escultura e pintura: representação da vida na Grécia.
            Os grandes poetas.
            Origem do teatro.
Objetivos:
            Apresentar os três estilos básicos das construções gregas.
            Enfocar a importância de traduzir e materializar as crenças e ideais para o povo grego através da escultura e pintura.
            Mostrar a importância dos grandes autores e poetas gregos para a história da Grécia.
Competências:
            Identificar os estilos e ordens da arquitetura grega e sua influência até à atualidade.
            Observar nas esculturas e pinturas gregas traços e expressões do cotidiano e crenças do povo grego.
            Reconhecer a importância das artes na antiga Grécia e sua contribuição para povos e épocas posteriores.              
Recursos:
             Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.




 

Um comentário: