Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente:Lindinalva
Professor Estagiário: Adriana Cícera, Everton Silva, Robson Teles
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: ; Data: / /2011.
PLANO DE AULA 01
TEMA: O Egito Antigo.
CONTEÚDOS:
Ø O Egito Antigo, “Dádiva do Nilo”
Ø O Egito, um extenso oásis.
Ø A agricultura egípcia
HABILIDADES:
Ø Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.
COMPETÊNCIAS:
Ø Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed.
Ática.
Ática.
PLANO DE AULA 02
TEMA: Os períodos históricos do Egito
CONTEÚDOS:
Ø Período Arcaico (3200 a.C.- 2800 a.C.)
Ø Antigo Império (2800 a.C.- 2100 a.C.)
Ø Médio Império (2100 a.C.- 1580 a.C.)
Ø Novo Império (1580 a.C.- 715 a.C.)
HABILIDADES:
Ø Apresentar as lutas dos Exércitos egípcios contra os núbios e os beduínos do deserto.
Ø Mostrar a restauração feita pelos os príncipes do Alto Egito na unidade política do Império onde estabeleceu em Tebas a nova capital.
Ø Ressaltar a expulsão dos hicsos e outras numerosas conquistas, onde mais tarde terminou em novas ondas de povos invasores assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e pelos romanos (30 a.C.).
COMPETÊNCIAS:
Ø Compreender a importância do papel do exército que lutavam pela posse de matéria primas, e tais como pedra, cobre e ouro.
Ø Identificar os fatores que levaram a restauração da unidade política egípcia
Ø Reconhecer que o Novo Império no Egito, terminou devido as novas agitalões internas e novas ondas de povos invasores
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 03
TEMA: Faraó, divindade terrena
CONTEÚDOS:
Ø A vida do povo egípcio, uma dádiva do faraó.
Ø A sociedade e o soberano todo-poderoso.
Ø A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide.
HABILIDADES:
Ø Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.
COMPETÊNCIAS:
Ø Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 04
TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Fenícios e Persas
CONTEÚDOS:
Ø A civilização Fenícia
Ø A civilização Persa
HABILIDADES:
Ø Contextualizar as civilizações dos povos no Mediterrâneo.
Ø Caracterizar o modo de vida de cada civilização.
Ø Identificar no mapa a localização de ambas civilização.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar o Império persa, sua religião e conquista.
Ø Demonstrar o desenvolvimento do comercio e da navegação dos fenícios e a sua contribuição para o alfabeto.
Ø Sintetizara forma de governo dos fenícios e dos persas.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 05
TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Hebreus
CONTEÚDOS:
Ø A civilização hebraica.
Ø As origens dos hebreus.
Ø Situação política.
HABILIDADES:
Ø Contextualizar a trajetória dos hebreus segundo registros bíblicos.
Ø Caracterizar regras religiosas e morais dos povos hebraicos.
Ø Identificar a forma do governo político dos hebreus.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar a peregrinação do povo hebreu.
Ø Demonstrarseu modo de vida econômico e religioso.
Ø Elucidar as principais características do povo hebraico.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITASNETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil,Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 06
TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização
CONTEÚDOS:
Ø Mesopotâmia: sua localização e os principais rios.
Ø Os povos da mesopotâmia.
Ø A religião e a cultura dos sumérios.
HABILIDADES:
Ø Contextualizar a importância dos rios Tigre e Eufrates na vida dos povos da mesopotâmia.
Ø Caracterizaros pressupostos religiosos e os mitos dos sumérios.
Ø Identificar os efeitos da primeira civilização mesopotâmia, como o surgimento das cidades e da escrita.
COMPETÊNCIAS:
Ø Identificar no mapa a localização da mesopotâmia e a importância do espaço geográfico na vida da sua população.
Ø Demonstrar de que forma os aspectos naturais atribuídos a vontade dos deuses.
Ø Elucidar a formação dos povos que habitavam a mesopotâmia.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITAS NETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 07
TEMA: Os Periodo da Grecia Antiga.
CONTEÚDOS:
Ø Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C.
Ø Homérico - entre 1.100 e 700 a.C
Ø Arcaico - entre 700 e 500 a.
HABILIDADES:
Ø Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
Ø Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar a importância social e política de cada periodo.
Ø Demonstrar o desenvolvimento das civilizações
Ø Sintetizar as formas de civilização de cada periodo.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 08
TEMA: Os Periodo da Grecia Antiga.
CONTEÚDOS:
Ø Clássico - entre 500 e 338 a.C
Ø Helenístico - entre 338 e 146 a.C
HABILIDADES:
Ø Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
Ø Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar a importância social e política de cada periodo.
Ø Demonstrar o desenvolvimento das cidades- estados.
Ø Sintetizar as formas de cultura das civilização de cada periodo.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
PLANO DE AULA 09
TEMA: Grécia : organização social e política.
CONTEÚDOS:
Ø A Cidades-Estado
Ø As formas de Governo
HABILIDADES:
Ø Contextualizar as Cidades-Estado da civilização grega.
Ø Identificar as formas de governo adotadas pelos gregos.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar a importância social e política das Cidades-Estado.
Ø Demonstrar o funcionamento das Cidades-Estado
Ø Sintetizar as formas de governo que foram utilizadas pelos gregos
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
PLANO DE AULA 10
TEMA: Grécia : As principais polis (cidades).
CONTEÚDOS:
Ø Cidade de Atenas.
Ø Cidade de Esparta.
HABILIDADES:
Ø Caracterizar o modo de vida dos Atenienses e Espartanos.
Ø Identificar as formas de governo de cada cidade Atenas e Esparta.
COMPETÊNCIAS:
Ø Analisar a importância sociopolíticas dessas polis.
Ø Demonstrar o diferente funcionamento da educação dos Atenienses e Espartanos.
Ø Sintetizar e fixar as formas de governo de cada uma dessas duas polis.
METODOLOGIA:
Ø Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Plano de Aula 11
Tema:
A Religião Grega
Conteúdos:
A religião como explicação para o mundo: mitologia
A organização da religião grega: deuses, templos, oráculos.
Semideuses: os heróis gregos.
Objetivos:
Apontar como os mitos faziam o mundo mais compreensível para os gregos.
Apresentar os vários elementos que compunham sua religião e a função de cada um.
Elucidar a importância dos heróis gregos para a construção da história da Grécia.
Competências:
Compreender a forma de explicação do mundo para os gregos.
Reconhecer a religião e seus vários elementos como referência e presença constante em todos os aspectos da vida grega.
Identificar as bases e referências históricas e culturais dos povos gregos.
Metodologia:
Aula expositiva, análise de imagens.
Recursos:
Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Plano de Aula 12
Tema:
A Arte na Grécia: arquitetura, escultura, pintura, literatura e teatro.
Conteúdos:
Os estilos da arquitetura grega
Escultura e pintura: representação da vida na Grécia.
Os grandes poetas.
Origem do teatro.
Objetivos:
Apresentar os três estilos básicos das construções gregas.
Enfocar a importância de traduzir e materializar as crenças e ideais para o povo grego através da escultura e pintura.
Mostrar a importância dos grandes autores e poetas gregos para a história da Grécia.
Competências:
Identificar os estilos e ordens da arquitetura grega e sua influência até à atualidade.
Observar nas esculturas e pinturas gregas traços e expressões do cotidiano e crenças do povo grego.
Reconhecer a importância das artes na antiga Grécia e sua contribuição para povos e épocas posteriores.
Recursos:
Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Muito bem Trabalhado esse Plano de Aula
ResponderExcluirMuito bom a metodologia de planos de aula.
ResponderExcluir