quinta-feira, 14 de abril de 2011

Brincando e aprendendo

Brincar, cantar e aprender
Escola de Nova Lima utiliza a música como tema que norteia o aprendizado dos alunos do maternal
Quando Maria Paula, quatro anos, passa pelo portão da escola, um novo universo se abre aos seus olhos: ao som de uma música clássica, ela chega ao pátio enfeitado com grandes notas musicais que caem do teto, onde pássaros repousam sobre as melodias. Num canto está um pequeno palco de fantoches e, mais ao lado, dois sapos enormes seguram microfones que parecem de verdade. Acima do palco, no centro do pátio, um teclado gigante parece soltar as notas que estão no ar. Nas paredes, fotos de Beethoven, Mozart, Bach, Haendel, Villa Lobos, Vivaldi e Chopin, grandes nomes da música no mundo. Na sala de aula, ao encontrar os amiguinhos Samuel, Maria Clara, Betina e Vitor, a ludicidade continua nas aulas que mais parecem uma brincadeira, mas com muito aprendizado.
Neste ano letivo da Fundação Torino, que começou em agosto do ano passado (por ser uma escola italiana), tudo remete a música, tema escolhido pela escola infantil Scuela Materna para nortear as aulas dos pequenos. Então, mesmo quando não estão na disciplina de música – onde as crianças começam a alfabetização musical e têm contato com vários instrumentos como flauta, violão, piano, tambor, chocalho, violino, bateria e prato –, existe o contato com o mundo dos sons. “A música encanta muito as crianças. Muitas vezes elas não sabem falar todas as frases completas, pronunciam um ou outro substantivo, mas conseguem cantar”, explica Magda Casarotti, diretora da Scuela Materna. Magda também conta que a música é fundamental, pois insere o ser humano no contexto social, além de estimular a criança em diversos aspectos, já que cantar, tocar instrumentos e fazer barulhos de várias naturezas fazem parte da infância.

Neste ano letivo, a música está presente em todos os cantos da Fundação Torino, a decoração insere, de forma lúdica, os alunos num mundo de fantasia e aprendizado
Por meio da música, a criança começa a ter uma pronúncia mais correta e começa a se comunicar de uma forma mais saudável, “porque neste campo ela encontra um ritmo que é agradável, ela encontra um estímulo alegre. Mesmo crianças mais tímidas cantam e, consequentemente, aprendem”, completa Casarotti. Futuramente esses meninos e meninas terão a parte da comunicação e do ouvir muito mais desenvolvido porque são pessoas que criam habilidades auditivas diferenciadas. “Ela aprende a ouvir ritmos diferentes, com esses estímulos ela passa a entender as diferenças entre os sons, entre os ritmos e todas as coisas que o mundo oferece”, revela a diretora.

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