sexta-feira, 17 de junho de 2011

Breve histórico da escola

O Colégio Estadual Leandro Maciel foi inaugurado em 14 de abril de 1981 conforma decreto do ATO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO: Res: 018/82, Data 08/03/1982 CEE e o ATO DE RECONHECIMENTO: Res:172/92 Data 16/06/1992, CEE,funcionou durante os cinco  primeiros anos, sob as determinações do PREMEN .Apos esse tempo, o Governo Estadual assumiu-a, passando então a ser subordinada a Rede Estadual de Ensino. 
Seu primeiro diretor foi o Professor José Jeferson Euzébio Ribeiro e na época a escola funcionava nos três turnos,distribuídos : 1º grau da 5º a 8º series; 2º grau com cursos cientifico e habilitações básicas,em numero de sete: saúde, Eletrônica, Mecânica, Química, Biologia,Física , Créditos e Finanças(1981)
Em 1982, foi implantado o curso técnico em Serviços Bancários, em substituição do curso Credito e Finanças; posteriormente, também foi implantado o curso de Técnico em Contabilidade, funcionando até 1997.
Dos cursos de Habilitação Básica, somente o de saúde ainda funcionou por mais algum tempo.Os demais foram extintos(tempo1981-1984), tendo em vista as reformas educacionais e a vigência das leis implantadas.
Atualmente, conforme a LDB, denomina-se Colégio Estadual Leandro Maciel, oferecendo Ensino Fundamental e Médio, sendo diretor  Carlos Augusto, compondo o corpo administrativo:   conta com 50  professores, 06 coordenadoras, 01 diretora, 01 secretária,01 comitê pedagógico, 01comitê comunitário , não havendo merendeira, existindo apenas uma cantina particular para a venda de lanches.
Sua estrutura física é composta de 17 salas de aula, 01 sala de recursos didáticos, 01 laboratório de informática, 01 sala de almoxarifado, 01 biblioteca, 01 sala dos professores, 01 arquivo, De acordo com o Quadro Funcional, a escola conta com o suporte do Comitê Pedagógico, composto por 06 pedagogos que se distribuem nos três turnos. , os banheiros apresentam bom estado de conservação, possuem 02 bebedouros, quadra de esporte com condições precárias como grandes matagal e abandono.

O SENTIDO DA RELIGIÃO NA VIDA DOS POVOS GREGOS

Ao longo da história da humanidade, a religião sempre constituiu uma forma de explicar a origem do ser humano e de tudo que o cerca. Para os antigos gregos a religião estava presente em todas as forças da natureza, levando-os a crer que para cada ação da mesma existia um deus executando seus favores ou castigos aos seres humanos. Portanto os gregos na antiguidade cultuavam vários deuses, por isso sua religião é caracterizada de politeísta. Os deuses que habitavam o Monte Olimpo, eram comandados por Zeus, o deus dos deuses e possuíam características semelhantes aos seres humanos como: raiva, amor, paixão, vingança, compaixão, etc. Exatamente por isso, desciam a terra ocasionalmente para se relacionarem com as pessoas, fazendo surgir os semi-deuses, filhos de deuses com mortais, que possuíriam as duas características e viriam a ser os futuros heróis da Grécia.

Deuses gregos
 http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1259&bih=851&q=RELIGI%C3%83O+GREGA&gbv=2&oq=RELIGI%C3%83O+GREGA&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=0l0l0l0l0l0l0l0l0l0l0ll0








Ruínas do templo de Apolo
 http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1259&bih=851&q=RELIGI%C3%83O+GREGA&gbv=2&oq=RELIGI%C3%83O+GREGA&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=0l0l0l0l0l0l0l0l0l0l0ll0









Escultura e Pintura: expressões da arte grega

A arquitetura, pintura e esccultura gregas, tinham função não apenas estética mas buscavam materializar os ideais de beleza e perfeição. Não podemos esquecer a grande contribuição que que as artes gregas deixaram para a humanidade.














 Hercules








Deusa da Vitória