sexta-feira, 20 de maio de 2011

Povos da Mesopotâmia

Povos da Mesopotâmia
Os Acadianos
Ficava localizado ao norte da suméria em  uma cidade chamada Akkad. Liderados por um rei chamado Sargão um rei guerreiro conquistaram as cidades sumérias. Os acadianos tinham o pensamento de conquistar a terra inteira por isso Sargão chegou a ser conhecido como “soberanos dos quatros cantos do mundo.
Babilônia
Os babilônios estabeleceram-se ao norte da região dos sumérios. Centralizaram seu império na cidade da Babilônia.  Por volta de 1750 a.C, o império Babilônico submeteu os sumérios, os acádios e os assírios Hamurabi (1.728 a.C. - 1.686 a.C.), sexto rei da primeira dinastia babilônica (amoritas), é o fundador do 1º Império Babilônico. Conseguiu unificar os semitas e os sumérios. Durante seu governo, cercou a capital com muralhas, impulsionou a agricultura, restaurou os templos mais importantes e instituiu impostos e tributos em benefício das obras públicas. É autor do famoso código penal, o mais antigo da História, que leva seu nome. O Código de Hamurabi estabelecia regras de vida e de propriedade, estendendo a lei a todos os súditos do império. Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião (olho por olho, dente por dente).
Sob o comando de Hamurábi os babilônios conquistaram toda a Mesopotâmia e criaram um Estado unificado. Nascia então o primeiro Império Babilônico. Cada cidade passava a ser governada por homens escolhidos pelo imperador.
Hamurábi também empreendeu uma ampla reforma religiosa, transformando o deus Marduk, da Babilônia, no principal deus da Mesopotâmia, mesmo mantendo as antigas divindades. A Marduk foi levantado um templo junto ao qual foi erguido o zigurate de Babel, citado no livro de Gênesis (Bíblia) como uma torre para se chegar ao céu.
Após a morte de Hamurábi, o Império entrou em decadência devido às diversas conspirações contra seus sucessores, às revoltas das cidades dominadas e dos camponeses empobrecidos pelos altos impostos cobrados e à sobrecarga de trabalhos obrigatórios.
Os assirios
O grande Império Assírio vem logo após o enfraquecimento do antigo império da Babilônia. Vindos do Norte, conquistaram toda a região da Mesopotâmia por volta do século XII a.C. Estima-se que existia desde o século IX a.C. Era um povo guerreiro com um exército forte e muito bem organizado, o que o ajudou a manter o poder do reino unificado. Sua capital era a cidade de Nínive. Devido às revoltas internas e à pressão externa o império caiu, mais exatamente quando a capital foi devastada, A escrita dos assírios constituía-se de pequenas cunhas feitas com um estilete em tabuletas de argila é a chamada escrita cuneiforme. Descobriram-se milhares de tabule­tas na biblioteca de Assurbanipal em Ninive, conhecendo-se grande parte da história do Império Assírio a partir de sua leitura.

Segundo Império Babilônico.
Após a morte de Hamurábi, a Babilônia perdeu força e foi invadida e conquistada por diversas tribos da região. Voltou a ganhar poder e importância somente no século VI AC, durante o reinado de Nabucodonosor. Este rei retomou as conquistas e ampliou as áreas de domínio e influência. Ordenou a construção de muralhas em volta da cidade. Dentro das muralhas foram construídos diversos templos e palácios luxuosos, decorados com pinturas e jardins. Para sua esposa, Nabucodonosor ordenou a construção dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia (umas das sete maravilhas do mundo. A agricultura na Babilônia era praticada graças a um complexo sistema de canais de irrigação, construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates. Estes canais conduziam a água para regiões mais internas da cidade. Faziam também reservatórios de águas. A agricultura baseava-se, principalmente, na produção de cereais. 








Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi


REI SARGÃO

Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi




Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi


NABUCODONOSOR

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REI SARGÃO

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ESCRITA MESÔPOTAMIA

Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi


MAPA DA MESÔPOTAMIA NOS DIAS ATUAIS.
    Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-      BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi



MAPA DA MESÔPOTAMIA

Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alunos Nota 10



         
                                                                           
                                                                                                        





FONTE: EVERTON SS
AUTOR: EVERTON SS

O Egito Antigo, “Dádiva do Nilo”


        O Egito Antigo, “Dádiva do Nilo”




O Egito, um extenso oásis

“Dádiva do Nilo”, segundo a expressão de Heródoto grego do século v a.C., o Egito Antigo era, na realidade, um extenso oásis com mais de 1000 quilômetros de comprimento por 10 de largura. O rio Nilo era, então, muito mais largo do que é hoje e corria através de uma vasta planície. Ao longo do tempo, a largura do rio foi diminuindo e seu leito ficando cada vez mais profundo.

De junho a outubro, as águas do Nilo inundavam as terras de ambas as margens. Depois das cheias, os camponeses iniciavam a semeadura num terreno fertilizado pelos sedimentos trazidos pela inundação. Portanto, graças a estas inundações anuais, o grande rio preparava uma base fértil para a agricultura.

O rio Nilo fornecia aos egípcios água, para beber e para irrigar as lavouras, e peixes e aves aquáticas para a alimentação. Em suas margens cresciam muitas plantas, entre as quais vários tipos de bambu, que serviam para inúmeros fins. Como o papiro, espécie de papel fabricado.

Nem todas as dádivas do Nilo, porém, eram simpáticas e úteis. Havia os crocodilos e os hipopótamos que tornavam o rio bastante perigoso. Além disso, às vezes, as cheias inundavam as casas, afogando homens e animais.

Como os egípcios observavam a chegada das enchentes?

O “nilômetro” construção em pedra uma espécie de poço, edificada à margem do rio. Havia no fundo do poço uma comunicação direta com o Nilo. Uma escada permitia descer ao poço e ter acesso à água. Havia diversos pontos na parede do poço, junto à escada, os quais permitiam ler a altura atingida pela água. Em função da data e da altura assinadas, era possível prever qual seria a altura máxima da enchente.

De fato, isso foi muito importante: através do nilômetro, os egípcios eram capazes de saber o que iria acontecer na região. Se a água não atingisse a altura ideal, era ruim: sinal de que algum tipo de desgraça iria se abater. Caso o nível das águas fosse muito alto, as terras seriam inundadas e poderiam apodrecer; se fosse muito baixo, viria a seca.

A agricultura egípcia

A agricultura era a ocupação principal dos egípcios. Os antigos agricultores, para regular as águas do rio Nilo, aprenderam a unir-se, a construir diques e armazenar cereais para a época de escassez


Os principais produtos agrícolas eram: algodão e linho (utilizados na fabricação de roupas), trigo, cevada, gergelim, legumes, frutas e , principalmente, muitas oliveiras.O trabalho no campo era realizado com o auxílio de um arado de madeira puxado por bois. Ainda é possível ver nos dias atuais, quatro milênios depois, praticamente a mesma cena.

Perto de suas casas os camponeses criavam alguns porcos e alguns carneiros. As margens do rio cultivavam pomares e hortas que eram regados o ano todo. Nessas hortas produzia favas, lentilhas, grão- de-bico e pepinos. Os camponeses, às vezes, cultivavam uva para fabricação do vinho, criavam tanques com numerosas variedades de peixes que eram depois salgados. O produto da pesca, seco e conservado, acompanhado de pão e de cerveja, constituía parte importante da alimentação dos egípcios.

Os períodos históricos do Egito: Inicialmente o Egito estava dividido num grande número de pequenos Estados independentes. Em seguida esses estados uniram-se formando dois reinos: O Alto e o Baixo Egito. Finalmente, lá pelo ano de 3200 a.C., o Egito foi unificado e submetido à autoridade de um faraó.

Os quatros períodos do antigo Egito: Arcaico, Antigo Império, Médio Império e Novo Império.

Período Arcaico (3200 a.C.-2800 a.C.)Nesse período os exércitos egípcios lutaram com os núbios e os beduínos do deserto pela posse de matérias primas, tais como pedra, cobre e ouro.

Antigo Império (2800 a.C.- 2100 a.C.) O Egito, no antigo Império, foi um Estado pacífico e dedicado á construção de obras de drenagem e irrigação, que impulsionaram o desenvolvimento da agricultura. Nesse período foram construídas também as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.

O Antigo Império terminou principalmente por causa do enfraquecimento da autoridade do faraó, diante do poder dos grandes proprietários de terra e dos chefes dos diversos nomos (Estados Independentes).

Médio Império (2100 a.C.- 1580 a.C.) Nessa época, príncipes do Alto Egito restauram a unidade política do Império e estabeleceram em Tebas a nova capital. Foi um período de boa administração e bastante prosperidade. Terminou por causa de agitações políticas internas que enfraqueceram o país. Isso permitiu que o Egito fosse invadido pelos hicsos, povo nômade de origem asiática, que tinham melhores armas que os egípcios.

Novo Império (1580 a.C.-750 a.C.)

O Egito, nesse período, teve Tebas como capital. O período iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas. Terminou devido a novas agitações internas e ondas de povos invasores.

O Egito, então, entrou em decadência e foi conquistado sucessivamente pelos assírios (670 a.C.), pelos persas (525 a.C.), pelos gregos (332 a.C.) e pelos romanos (30 a.C.).


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Delta, o Médio Egito e o Alto Egito.



Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi

O papiro e a escrita egípcia o ( hieróglifos)


Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi

As terras ferteis pela enchentes do Nilo.


Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi

O rio Nilo e suas contribuições para o povo egípcio.

Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1259&bih=851&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=acadios&oq=acadios&aq=f&aqi



Planos de Aula

Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente:Lindinalva
Professor Estagiário: Adriana Cícera, Everton Silva, Robson Teles
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: ; Data: / /2011. 
                                                     
PLANO DE AULA 01
 TEMA: O Egito Antigo.

 CONTEÚDOS:
Ø  O Egito Antigo, “Dádiva do Nilo”
Ø  O Egito, um extenso oásis.
Ø  A agricultura egípcia
HABILIDADES:
Ø  Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø  Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø  Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.  
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø  Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø  Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.                              
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed.
Ática.



PLANO DE AULA 02

TEMA: Os períodos históricos do Egito
CONTEÚDOS:
Ø  Período Arcaico (3200 a.C.- 2800 a.C.)
Ø  Antigo Império (2800 a.C.- 2100 a.C.)
Ø  Médio Império (2100 a.C.- 1580 a.C.)
Ø  Novo Império (1580 a.C.- 715 a.C.)
HABILIDADES:
Ø  Apresentar as lutas dos Exércitos egípcios contra os núbios e os beduínos do deserto.
Ø  Mostrar a restauração feita pelos os príncipes do Alto Egito na unidade política do Império onde estabeleceu em Tebas a nova capital.       
Ø  Ressaltar a expulsão dos hicsos e outras numerosas conquistas, onde mais tarde terminou em novas ondas de povos invasores assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e pelos romanos (30 a.C.).
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a importância do papel do exército que lutavam pela posse de matéria primas, e tais como pedra, cobre e ouro.  
Ø  Identificar os fatores que levaram a restauração da unidade política egípcia
Ø  Reconhecer que o Novo Império no Egito, terminou devido as novas agitalões internas e novas ondas de povos invasores
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.



BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

                                                     
PLANO DE AULA 03

 TEMA: Faraó, divindade terrena
CONTEÚDOS:
Ø  A vida do povo egípcio, uma dádiva do faraó.
Ø  A sociedade e o soberano todo-poderoso.
Ø  A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide.
HABILIDADES:
Ø  Apresentar a importância e contribuições do rio Nilo para a civilização egípcia.
Ø  Mostrar como os egípcios preparavam as terras para as plantações; quais as ferramentas e métodos usados.
Ø  Ressaltar e mostrar como os egípcios lhe davam com as secas e enchentes do rio Nilo.  
COMPETÊNCIAS:
Ø  Compreender a ligação entre o rio Nilo e os egípcios.
Ø  Identificar as técnicas e métodos usados na agricultura.
Ø  Reconhecer a importância e contribuição da cultura agrícola milenar egípcia, que até hoje é usada nos campos de plantações como o arado.  
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.                   


 
PLANO DE AULA  04

TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Fenícios e Persas
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização Fenícia
Ø  A civilização Persa
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar as civilizações dos povos no Mediterrâneo.
Ø  Caracterizar o modo de vida de cada civilização.
Ø  Identificar no mapa a localização de ambas civilização.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar o Império persa, sua religião e conquista.
Ø  Demonstrar o desenvolvimento do comercio e da navegação dos fenícios e a sua contribuição para o alfabeto.
Ø  Sintetizara forma de governo dos fenícios e dos persas.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.



PLANO DE AULA  05

TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Hebreus
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização hebraica.
Ø  As origens dos hebreus.
Ø  Situação política.
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a trajetória dos hebreus segundo registros bíblicos.
Ø  Caracterizar regras religiosas e morais dos povos hebraicos.
Ø  Identificar a forma do governo político dos hebreus.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a peregrinação do povo hebreu.
Ø  Demonstrarseu modo de vida econômico e religioso.
Ø  Elucidar as principais características do povo hebraico.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITASNETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil,Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

 
PLANO DE AULA  06
TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização

CONTEÚDOS:
Ø  Mesopotâmia: sua localização e os principais rios.
Ø  Os povos da mesopotâmia.
Ø  A religião e a cultura dos sumérios.
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a importância dos rios Tigre e Eufrates na vida dos povos da mesopotâmia.
Ø  Caracterizaros pressupostos religiosos e os mitos dos sumérios.
Ø  Identificar os efeitos da primeira civilização mesopotâmia, como o surgimento das cidades e da escrita.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Identificar no mapa a localização da mesopotâmia e a importância do espaço geográfico na vida da sua população.
Ø  Demonstrar de que forma os aspectos naturais atribuídos a vontade dos deuses.
Ø  Elucidar a formação dos povos que habitavam a mesopotâmia.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
FREITAS NETO, José Alves de. TASINAFO, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.


PLANO DE AULA 07


TEMA:  Os Periodo da Grecia Antiga.


CONTEÚDOS:

   Ø  Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C.
   Ø  Homérico - entre 1.100 e 700 a.C
   Ø  Arcaico - entre 700 e 500 a.


HABILIDADES:
  
   Ø  Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
   Ø  Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.

COMPETÊNCIAS:
   
   Ø  Analisar a importância social e política de cada periodo.
   Ø  Demonstrar o desenvolvimento das civilizações
   Ø  Sintetizar as formas de civilização de cada periodo.

METODOLOGIA:
   
   Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.

RECURSOS DIDATICOS:
   
   Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.


BIBLIOGRAFIA:

Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.

PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.


PLANO DE AULA 08



TEMA:  Os Periodo da Grecia Antiga.

CONTEÚDOS:

  Ø  Clássico - entre 500 e 338 a.C

  Ø  Helenístico - entre 338 e 146 a.C

HABILIDADES:

  Ø  Contextualizar cada periodo histórico da Grécia Antiga
  
  Ø  Identifica os principais acontecimentos ocorrido em cada periodo.

COMPETÊNCIAS:

  Ø  Analisar a importância social e política de cada periodo.

  Ø  Demonstrar o desenvolvimento das cidades- estados.

  Ø  Sintetizar as formas de cultura das civilização de cada periodo.

METODOLOGIA:
  
  Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.

RECURSOS DIDATICOS:

  Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.

BIBLIOGRAFIA:

Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.

PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.

 

PLANO DE AULA 09

TEMA: Grécia : organização social e política.
CONTEÚDOS:
Ø  A Cidades-Estado
Ø  As formas de Governo
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar as Cidades-Estado da civilização grega.
Ø  Identificar as formas de governo adotadas pelos gregos.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a importância social e política das Cidades-Estado.
Ø  Demonstrar o funcionamento das Cidades-Estado
Ø  Sintetizar as formas de governo que foram utilizadas pelos gregos
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.


PLANO DE AULA 10

TEMA: Grécia : As principais polis (cidades).
CONTEÚDOS:
Ø  Cidade de Atenas.
Ø  Cidade de Esparta.
HABILIDADES:
Ø  Caracterizar o modo de vida dos Atenienses e Espartanos.
Ø  Identificar as formas de governo de cada cidade Atenas e Esparta.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a importância sociopolíticas dessas polis.
Ø  Demonstrar o diferente funcionamento da educação dos Atenienses e Espartanos.
Ø  Sintetizar e fixar as formas de governo de cada uma dessas duas polis.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada e analise de figuras.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

Plano de Aula 11
Tema:
            A Religião Grega
Conteúdos:
            A religião como explicação para o mundo: mitologia
            A organização da religião grega: deuses, templos, oráculos.
            Semideuses: os heróis gregos.
Objetivos:
             Apontar como os mitos faziam o mundo mais compreensível para os gregos.
            Apresentar os vários elementos que compunham sua religião e a função de cada um.
            Elucidar a importância dos heróis gregos para a construção da história da Grécia.
Competências:
             Compreender a forma de explicação do mundo para os gregos.
            Reconhecer a religião e seus vários elementos como referência e presença constante em todos os aspectos da vida grega.
            Identificar as bases e referências históricas e culturais dos povos gregos.
Metodologia:
            Aula expositiva, análise de imagens.
Recursos:
             Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.



Plano de Aula 12
Tema:
A Arte na Grécia: arquitetura, escultura, pintura, literatura e teatro.
Conteúdos:
            Os estilos da arquitetura grega
            Escultura e pintura: representação da vida na Grécia.
            Os grandes poetas.
            Origem do teatro.
Objetivos:
            Apresentar os três estilos básicos das construções gregas.
            Enfocar a importância de traduzir e materializar as crenças e ideais para o povo grego através da escultura e pintura.
            Mostrar a importância dos grandes autores e poetas gregos para a história da Grécia.
Competências:
            Identificar os estilos e ordens da arquitetura grega e sua influência até à atualidade.
            Observar nas esculturas e pinturas gregas traços e expressões do cotidiano e crenças do povo grego.
            Reconhecer a importância das artes na antiga Grécia e sua contribuição para povos e épocas posteriores.              
Recursos:
             Livro didático, imagens, quadro, pincel.
Referências:
Freitas Neto, José Alves de. Tasinafo, Célio Ricardo. Historia Geral e do Brasil, Ed.Harbra, São Paulo, 2006.
PILETTI, Nelson. PILETTI, Claudino. Historia e vida: Da pré-história à Idade Média, vol. 3, Ed. Ática.
CAMPOS, de Flávio. MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História.ensino médio: volume único. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.